Sem dúvida a cor é um elemento que exerce grande influência na vida das pessoas, pois as cores têm um poder de alterar componentes físico, mental e emocional.
Em nossa casa ou local de trabalho podemos também trabalhar a cores para refletir desejos, aspirações e o que buscamos para nós e para aquelas pessoas que convivem ou visitam o local.
A importância das cores em ambientes internos e sua influencias em nossas vidas tornam se evidentes quando lembramos que , em média, passamos cerca de dois terços do nosso tempo em ambientes internos, sendo assim a cor torna um dos principais fatores determinantes da forma como nos relacionamos com nosso ambiente e o que ele nos transmite. Seus efeitos e influências na decoração são fundamentais para a criação de espaços harmoniosos, sofisticados, aconchegantes, calmos e até divertidos.
O mais importante é sentir-se bem com as cores, considerando suas sensações e principalmente suas energias transmitidas de acordo com o objetivo do local e não somente a moda, contribuindo de forma decisiva nos aspectos emocionais.
O mais importante é sentir-se bem com as cores, considerando suas sensações e principalmente suas energias transmitidas de acordo com o objetivo do local e não somente a moda, contribuindo de forma decisiva nos aspectos emocionais.
Todos esses pontos devem ser analisados em conjunto para escolhermos a melhor cor para determinadas pessoas que vivem ou convivem em um determinado local, pois muitas vezes a utilização inadequada de uma cor ou mesmo o uso excessivo pode causar sintomas como irritabilidade, fadiga e dores de cabeça e pararmos para observar porque muitas vezes estamos em ambientes considerados visualmente bonitos e confortáveis, mas com o passar do tempo dentro do ambiente começamos a ter um desconforto no ambiente sem mesmo saber porque.
Segue abaixo os significados de algumas cores:
AZUL
O azul é a cor é essencialmente tranquilizante.
Estimulam pensamentos claros e acalmam a mente e ajudam à concentração.
No entanto, pode ser também sentida como fria, com ausência de emoção e desagradável.
AMARELO
O amarelo é uma cor estimulante. É quente, vivo, agressivo, sensual, estimula os instintos. Deve ser usado com moderação
A tonalidade certa de amarelo levanta a moral e a auto-estima; é a cor da confiança e do otimismo.
Em demasia ou na tonalidade errada, pode fazer com que a auto-estima dê lugar ao medo e a ansiedade.
BRANCO
Transmite uma sensação de paz, tranqüilidade de espírito, bem estar.
Branco é pureza e é uma cor que não compromete.
MARROM
O marrom é geralmente constituído por vermelho, amarelo e grandes quantidades de preto.
Tem a mesma seriedade do preto, apenas mais quente e mais suave.
O marrom está associado à terra e ao mundo natural. É uma cor sólida e confiável.
VERDE
O verde é calmo, equilibra as emoções. É a cor que menos fadiga a vista, é o equilíbrio entre o calor e o movimento do amarelo e a estática e a frieza do azul.
É a cor do equilíbrio .
VERMELHO
Produz um efeito físico uma vez que está provado que o vermelho aumenta a nossa tensão arterial.
É estimulante e muito amigável! Mas, ao mesmo tempo, pode ser encarado como exigente e agressivo.
VIOLETA
O violeta leva a consciência a um nível de pensamento mais elevado.
É altamente introvertida e encoraja a contemplação ou meditação profunda.
PRETO
Está associada à tristeza, mas deve se levar em consideração à aplicação.
Cria barreiras de proteção e cobre a personalidade.
Comentários